27 de novembro de 2013

Profissões da Bíblia: Vendedor de Tecidos

A venda de tecidos era uma das atividades mais lucrativas da antiguidade.






Paulo está em sua segunda grande viagem missionária, ensinando as pessoas sobre a salvação em Jesus, e enfim, chega á cidade de Filipos, na Macedônia. Fora da cidade, Paulo encontra um lugar para orar, juntamente com Silas, e eles conversam com as mulheres que estavam naquele local.
Uma delas é Lídia, que era temente á Deus. Sua profissão era de vendedora de tecidos de púrpura, na cidade de Tiatira. Após ouvir a pregação de Paulo, Lídia e sua família são batizadas. Vendo que os apóstolos não tinham onde ficar, elas os convida a permanecerem com sua família.
A bíblia não relata, mas é possível que Lídia houvesse mudado de Tiatira para Filipos por causa do trabalho, e tudo indica que ela era a responsável por sua família, e que não tinha marido.
Porém, a profissão de vendedora lhe garantiam ganhos financeiros muito altos . Segundo Marco Valério Marcial, um poeta romano do século 1, um manto de púrpura, da cidade de Tiro, podia custar 2,5 denários-um denários era o valor de um dia de trabalho-, o que coloca esses tecidos como algo luxuoso para a época. Geralmente, os compradores pertenciam á elite política e militar. Seria como se ela fosse uma empresária do mundo da moda , hoje em dia.
O comércio de tecidos na cidade de Tiatira ( localizado a oeste da Turquia) foi uma das especialidades do lugar.
Os tecidos não eram tingidos, pois a maneira de conseguir as cores era trabalhosa. A cor azul era criada com anil e esse corante era extraído de uma planta chamada Índigo. Já a púrpura - especialidade da Lídia conforme relata a bíblia  era extraída de caramujos marinhos para as tonalidades roxa e vermelhas, as cores não desbotavam porque era mantido no sol, j;a a púrpura era uma secreção extraída do caramujo e mantinha em uma poção salina, após 10 dias sendo fervida em água para que pudesse ser aplicado ao tecido.
Muito legal né é arte desde muito tempo atrás rsrsrss.

Bjks!!

Fonte: Arca Universal

Nenhum comentário:

Postar um comentário